25/03/2016

Sexta feira Santa.

Celebração de Sexta feira Santa.


         Segundo uma tradição antiquíssima, a Igreja não celebra a Eucaristia.
        O altar deve estar totalmente despido: sem cruz, sem candelabros, sem toalhas.
        Na tarde deste dia, por volta das três horas (a não ser que razões de ordem pastoral aconselhem outra hora mais tardia), faz-se a celebração da Paixão do Senhor, que consta de três partes: liturgia da palavra, adoração da cruz e sagrada comunhão.
        Neste dia, a sagrada comunhão só pode ser distribuída aos fiéis dentro da celebração da Paixão do Senhor. Aos doentes que não podem tomar parte nesta celebração pode levar-se a comunhão a qualquer hora.
       O sacerdote e os ministros sagrados, revestidos de paramentos vermelhos como para a Missa, dirigem-se ao altar e, feita a devida reverência, prostram-se de rosto por terra, ou, se parecer mais conveniente, põem-se de joelhos; e todos oram em silêncio durante um breve espaço de tempo.

 

Se faz a Primeira leitura, Isaías 52, 13-15 – 53, 1-12

Salmo Responsorial Sl 30 (31), 2.6.12-13.15-16.17.25 (R. Lc 23, 46)

 Segunda leitura.  Hebreus 4, 14-16; 5, 7-9

Evangelho

 

Evangelho

São João 18, 1-40; 19, 1-42

        Se faz a leitura do ervangelio com o Padre fazendo a voz de Jesus e outros nas vozes de Pilatos o Narrador e Assembléia como o povo que estava lá.
        E quando Jesus da o seu suspiro e fala 
" J «Tenho sede».
N 29Estava ali um vaso cheio de vinagre. Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre e levaram-Lha à boca. 30Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou:
J «Tudo está consumado».
N E, inclinando a cabeca, expirou."

Todos se ajoelha por um breve tempo e continua a leitura.




ADORAÇÃO DA SANTA CRUZ

    Terminada a oração universal, faz-se a adoração solene da Santa Cruz. No qual o Padre vai no fundo da igreja e com a cruz coberta por um pano fala tres vezes:


V. Eis o madeiro da Cruz, no qual esteve suspenso o Salvador do mundo.
R. Vinde, adoremos.

Em seguida se vai beijar os pés da Cruz.

Comunhão se coloca a toalha no altar o corporal e o Santíssimo terminada a Comunhão o ministro leva o Santíssimo Junto com o ministro segurando a vela e um coroinha tocando a Matraca. desnuda-se o altar.

Para despedir a assembleia, o sacerdote, de pé, voltado para o povo e com as mãos estendidas sobre ele, diz a seguinte oração:

ORAÇÃO SOBRE O POVO: Derramai, Senhor, a vossa bênção sobre este povo que celebrou a morte do vosso Filho na esperança da sua ressurreição; concedei-lhe o perdão e o conforto, aumentai a sua fé e confirmai-o na esperança da salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

Todos se retiram em silêncio e, em tempo oportuno

Fonte da pesquisa Presbiterianos Site:
http://www.presbiteros.com.br/site/roteiro-homiletico-%E2%80%93-sexta-feira-santa-%E2%80%93-ano-a/


  Visite o Facebook da nossa paroquia.

https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-S%C3%A3o-Benedito-Bragan%C3%A7a-Paulista-294924407273012/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário